Porque você não deve investir em um ecommerce em 2020 se sua empresa é de pequeno ou médio porte.



Eu sei que muitos de vocês devem estar pensando em investir em um ecommerce, e por isso, eu resolvi fazer esse post, pois tenho visto muita desinformação, expectativas fora da realidade e muita gente que vai perder muito dinheiro se investir em ecommerce agora. Por isso vou dar a real para você investir certo e vender online em 2020.

É verdade, estamos a meses em casa, eu to parecendo até o homem das cavernas com esse cabelo enorme, não, brincadeira, o cabelo não tem nada a ver com isso, a realidade é que estamos em meio a pandemia e grande parte das empresas estão se virando para se adaptarem e sobreviverem a esta situação.

A primeira ideia que vem a cabeça, no senso comum - o que não é problema - é de "transformar digitalmente" a sua empresa, certo, pensamento correto: Já que ninguém vai sair de casa, vamos até eles. Porém eu até recebi um email de um dos parceiros de nossa empresa com a seguinte mensagem: "O Brasil abriu mais de uma loja virtual por minuto desde o início do isolamento social, em março." 

Nossa, quanta concorrência hein? Mais de uma loja virtual por minuto desde o inicio do isolamento social em março, vamos fazer a conta desde o dia 13 de Março

Estamos falando de 136 dias, o que são 195.840 minutos. O número de lojas virtuais é 195.840 vezes 1,5 pra ser honesto o que dá 293.760 lojas virtuais.

293.760 lojas virtuais criadas desde o início da pandemia. Você acha mesmo que todas essas lojas vão dar certo? Na real, eu vou te falar a maior parte vai dar errado, acredito que talvez 20% ou menos dessas cheguem a dar lucro.

Tá mas e aí, se eu não fizer loja virtual, como que vou manter o meu negócio? Pertinente essa dúvida e completamente justa, é minha obrigação te dar a real sobre esse assunto. 

Não invista em uma loja virtual agora! Sério, olha eu tenho uma empresa de desenvolvimento web e realmente estou indo contra os meus próprios interesses para te dizer isso, eu poderia dizer que vai dar certo e que vai ser fácil etc etc, mas na realidade, não vai ser fácil. E este conselho estou dando para as pequenas e médias empresas, porque se você vai investir em um ecommerce, para ele dar certo mesmo, você não vai poder investir só 29,90 do plano mais barato de algum provedor por ai não, você vai precisar de investir em Google Ads, Facebook Ads, Buscapé, etc etc. Você vai gastar pra dar certo mesmo no mínimo entre 30-60 mil reais só pra lançar o ecommerce de uma maneira bacana. A beleza claro que tem gente que vai gastar MUITO menos e vai ter lucro e tal, mas estou falando para empresas de pequeno e médio porte. Fora o que você vai gastar com mídia depois para manter aí o negócio rodando.

Além disso, é um universo completamente novo. A organização de logística e atendimento para a WEB é muito mais complicada do que no ambiente físico, no ambiente físico você tem lá o cliente face a face para você pedir desculpas, na web, é diferente, você tem que construir uma reputação para que você possa trazer a segurança para seu cliente. Então, se você não tem um estoque organizado, não pesa seus produtos, não tem um SKU bem feito, não tem uma estrutura para produzir as fotos dos produtos etc etc, vai ser MUITO mais difícil de vender na web do que em loja física isso é fato. 

Também existem pessoas que simplesmente não vão aderir a venda online, eu por exemplo sempre comprei roupas online, principalmente essas mais fáceis tipo de academia e tal, mas eu já até comprei terno sob medida e serviu bem pra caramba, mas eu sempre tive esse comportamento. Tem pessoas que sim, vão fazer sua primeira compra online agora. Porém vão ter pessoas que não vão aderir. Vai ter o caso também, de quem está comprando só o essencial, então não quer dizer que esse volume de venda vai acompanhar o volume de lojas virtuais. É bem provável que não vai ter cliente pra todo mundo.

Lembrando que não estou falando de empresa GRANDE, eu acho que se você tem uma empresa grande que tem condições de investir você deve investir agora, e principalmente na estrutura porque isso vai ser um investimento a longo prazo mas que não vai dar grandes lucros agora, mas vai dar uma movimentada, e no futuro certamente vai colaborar para o crescimento do seu negócio.

Beleza, agora que eu já fiz a "desrecomendação", como que eu posso te dar a real do que você DEVE fazer se você está querendo salvar sua empresa.

Se você vende produtos que são buscados diariamente no Google, apps e nas lojas virtuais.


Primeiro passo:


Pegue o dinheiro que você iria usar no ecommerce e use este para salvar sua empresa. Não arrisque tudo em um negócio que você não conhece e não tem experiência.

Segundo Passo:


Cole em quem já deu certo: a minha recomendação é você vender através de quem já está operando e investindo diariamente nisso. Estou falando de Marketplaces, sim você deve começar em marketplaces, eu sempre falo para meus clientes iniciantes com ecommerce que a melhor coisa que eles podem fazer é começar a vender no Mercado Livre, nos Marketplaces da Americanas, Submarino, Amazon, Dafiti, Hotmart, Udemy etc etc etc Assim você aprende com eles e ganha muita experiência.

Terceiro Passo:


Agora que você já está vendendo online, ganhe experiência invista em mídia e aí quando você estiver ganhando dinheiro online, invista mais em seu ecommerce, sua loja virtual, anunciando no Google, fazendo campanhas em redes sociais etc etc.Terceiro Passo:

Se seu negócio é de nicho e muito pequeno realmente as vezes as dicas que eu to dando aqui não vão servir. 


Nesse caso eu investiria em redes sociais e usaria lojas prontas ou a venda pelo whatsapp com apps de pagamentos fazendo a venda de uma maneira mais pessoal.

Imagino que esse post já ta grande pra caramba então eu vou ficar por aqui, se você tiver mais alguma dúvida deixe nos comentários, faça sugestão de novos posts, se inscreva no blog e até o próximo post.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem