A maneira mais fácil de aprender a programar e conseguir um emprego na área (na minha opinião)



Quer dizer então que você quer aprender a programar, mas todo mundo te falou que era difícil demais que tinha que ser nerd, e super inteligente para aprender.

Então, e se eu te dissesse que aprender a programar não é tão difícil assim?

Meu nome é Daniel Melo e neste blog eu trago conteúdo relevante nas áreas de tecnologia, comunicação e desenvolvimento.

Eu aprendi a programar muito cedo, eu tinha lá meus 12 anos quando consegui publicar a minha primeira página na internet.

Pra mim era diversão, eu estava descobrindo como funcionava o computador.

Como sou muito curioso, sempre quis saber o que tinha por trás da tela - até por isso eu acabei estudando Publicidade e Propaganda. Nessa época eu queria saber como que era o lado de quem produzia o conteúdo para a internet. Isso foi em 2001, já tem 19 anos.

Falando assim, parece que eu estou me gabando, mas eu aprendo muito sobre desenvolvimento até hoje.

É fato que nessa área de 5 em 5 anos as coisas mudam quase que completamente, e sempre temos que estudar para nos atualizar. Igual em outras áreas também.

Para mim, aprender a programar foi um passo a mais no meu primeiro contato com informática. Eu já tinha aprendido muito de como consumir conteúdo e de como usar o computador, mas não sabia nada de como que se criava conteúdo, seja ele uma página na web ou um programa.

Então, vamos lá vou te explicar o jeito fácil de aprender programação na minha opinião. Assim como todo e qualquer outro assunto, você tem que aprender primeiro a base, pra depois entender o resto. Não adianta tentar sair programando se você ainda não entende como que o computador funciona. 

Arrume uma motivação


Acredito que o primeiro fator, seja uma motivação, o primeiro site que criei a minha motivação realmente era aprender a criar um site, mas eu impulsionei esta motivação ao escolher um assunto que eu iria abordar nesse website, no caso era uma página sobre uma banda de rock que eu gostava muito, então eu me divertia enquanto fazia pois abordava uma assunto que eu gosto. 

Faça ela ser mais próxima.


Se sua motivação é por exemplo arrumar um emprego, não tem problema, mas enquanto você aprende você pode ter algum objetivo a curto prazo com aquelas lições que você está fazendo. Um exemplo é criar um website com sua apresentação pessoal e curriculum online.

Programação é uma das áreas onde se mais tem mais oportunidades de emprego.

Se você não sabe nada...


Se você não sabe nada sobre computador, você precisa primeiro se acostumar com ele, assim eu recomendaria fazer um curso de informática básica primeiro (ou fuçar tudo até aprender igual eu fiz)


Por onde eu começaria


Por isso acho que se você quer aprender a programar hoje, eu começaria pelo desenvolvimento web. 

Primeiro porque é algo que é muito visual, o que você faz ali vai ir pra tela imediatamente, assim você tem um feedback rápido do que você está fazendo. 

E você terá contato primeiro com HTML e CSS que são linguagens de Markup e estilos. Falando aí de um jeito fácil de entender, são linguagens que envolvem uma lógica muito simples, que você dá instruções de como as coisas vão estar compostas na tela... Nada de mexer com algorítimos, cálculos complexos, loops e essa turma aí, por enquanto.

Mesmo sendo relativamente simples essas linguagens estão muito presentes em tudo que é feito para a web, e também muitos aplicativos hoje em dia são desenvolvidos com a mesma tecnologia que usamos na web, o que é aí mais um motivo para saber como que isso funciona.

Moving on...


Depois naturalmente você vai ter contato com JavaScript que é a linguagem mais quente do momento, pela recente adesão dela no Back End. JavaScript é uma linguagem que foi feita para ser simples e fácil de aprender, JavaScript ia rodar somente nos navegadores no lado do cliente o que a gente chama de Front End, essa era a ideia inicial, porém com tempo e as evoluções das tecnologias ela acabou sendo adotada no backend através do NodeJS.

Acostumando com as coisas

Assim que se você se acostumar mais com esse ambiente de desenvolvimento, mesmo que seu objetivo de carreira seja ser um desenvolvedor de app ou uma coisa assim , você vai se sentir muito mais confortável de trabalhar com programação do que se fosse aprender diretamente uma linguagem backend.

Em falar em backend, fatalmente algum dia você vai precisar de usar um backend em seu site, porém existem muitos sistemas prontos como o Wordpress ou até o Blogger, que estou usando neste blog.

Se você sabe HTML e CSS, você consegue personalizar a aparência de seu site ou blog mesmo não entendendo como funciona o backend ou a linguagem que roda ele.

Conclusão...


Assim se você souber a programação web, você já vai poder buscar por uma oportunidade no mercado de trabalho e enquanto você aprende outras linguagens, já vai se colocando nesse mercado. Dessa maneira você já começa sua carreira de programador de uma maneira muito mais stonks!

Meu nome é Daniel Melo e essa é a dica de hoje. Se inscreva no blog e fique ligado nas próximas dicas de programação e conteúdo. Vou te ajudar a iniciar seu aprendizado nessa área show de bole que é o desenvolvimento!

Te vejo no próximo post.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem