Vamos falar mais uma vez de pasta térmica!
É, vamos dizer que talvez seja necessário trocar a pasta térmica da sua placa de vídeo, mas será que você sabe quando você deve fazer isso? E o mais importante, você vai saber fazer de forma segura para não estragar sua placa de vídeo?
Bom a primeira coisa que eu vou recomendar é:
1. Não troque a pasta térmica da sua placa de vídeo se ela não estiver apresentando:
- artefatos;
- lentidão fora do normal;
- tela laranja (é o equivalente a tela azul, mas é específica para placa de vídeo);
- problemas com jogos que sempre rodaram numa boa nela.
A minha recomendação é essa porque geralmente você não vai ter esse tipo de problemas por ao menos, uns 5 anos, sério, até lá você já pode estar até pensando em trocar ela. Mesmo porque a pasta térmica ainda vai estar lá firme e forte, a não ser que você usa o PC 24 horas por dia em altas temperaturas o tempo todo. Se você está comprando uma placa de vídeo mais antiga, aí talvez valha a pena pensar em trocar a pasta térmica.
2. Cuidado ao aplicar a pasta térmica!
Diferente dos processadores, a placas de vídeo são construídas sem pensar muito em "trocar o cooler" ou a pasta térmica. E por isso tem que se observar que a pasta térmica, devido ao próprio design das GPUs podem em vários modelos, escorrer para outras partes da placa o que pode causar danos e um fluxo de energia indesejado o que pode simplesmente estragar sua placa.
3. Lembre-se, GPUs tem Thermal Pads
É eu também não tinha nem ouvido falar disso antes de mexer com uma placa de vídeo, mas aquelas coisas que parecem umas dupla-face que ficam entre a estrutura do heatsink e a placa de vídeo também são térmicas, então você deve comprar esses thermal pads para substituir estes, já que ao remover o cooler é bem provável que eles vão rasgar e se tornar inválidos. Estes Thermal Pads servem para transmitir o calor das peças ao heatsink, assim como a pasta térmica faz com o núcleo de processamento, sendo assim eles são importantes para resfriar os módulos de memória e outras partes importantes da GPU.
Como todo procedimento que mostro aqui no canal, você deve fazer isso por sua conta e risco, não há como eu garantir que vai dar tudo 100% certo nesse procedimento, mas com essas recomendações é bem provável que a chance de erro seja bem menor. Tenho visto em grupos de Facebook muita gente trocando pasta térmica de placa de vídeo sem necessidade, esquecendo de trocar os thermalpads e fatalmente danificando suas placas ao ponto de não ser recuperável em casa.
Espero ter ajudado e vejo vocês aqui no próximo post!
Postar um comentário