PS5 Slim: Vale a pena? O que eu achei do PlayStation.



Playstation 5: Um sonho de muita gente, que era praticamente impossível no lançamento. Por conta da falta de estoque e preço elevado, muitos desistiram. Mas e agora que estamos encontrando opções mais acessíveis, será que vale a pena pegar um PS5 Slim? Como eu comprei um no finalzinho do ano passado eu vou dar a minha opinião e contar o que estou achando do console até então.


Bom pessoal, para contextualizar eu já tinha 2 consoles desta geração que é o XBOX Series X e o Nintendo Switch e só faltava mesmo o PS5. Como eu não me importo muito em jogar os exclusivos logo no lançamento, então eu esperei aparecer umas ofertas mais interessantes e acabei comprando o pacote que vem com 2 jogos: O Ratchet & Clank e o Returnal.


Vou começar falando tudo que eu gostei no PS5 Slim. Primeira questão foi o tamanho, porque a versão do lançamento eu não gostava mesmo. Eu não achava justificável algo tão grande para colocar na minha mesa e na sala nem lugar tinha. Agora, neste modelo novo, mesmo com o leitor de disco o PS5 Slim é elegante e combinou demais com meu local aqui.


Uma coisa que gostei muito de ver no PS5 e que me lembrou quando a gente comprava aqueles consoles antigamente, que vem com um jogo na memória, é o jogo Astro’s PlayRoom. Tá bom eu sei… É um jogo curto e que não tem uma história própria. Mas achei muito divertido a maneira como esse jogo conta a história do console e também apresenta as funcionalidades novas do modelo novo. Quem viu meu vídeo de unboxing viu como me surpreendeu essa apresentação.


Falando em jogos o jogo Rachet & Clank: Em outra dimensão, me agradou muito. A qualidade gráfica em alta resolução e excelente taxa de quadros me trouxe uma imersão grande e realmente parece que estou jogando uma animação de cinema. A opção de RayTracing no modo desempenho trouxe uma experiência completa e uma maneira de demonstrar o poder deste console. Como esta franquia ficou sem lançar títulos por algum tempo a história tem a pegada de um retorno em uma viagem por dimensões e trazendo um divertido modo de jogar, de uma certa maneira me lembrou o estilo de jogar de títulos como Crash e Hi-Fi Rush.


O jogo oferece uma progressão do personagem e itens e uma boa dificuldade que pode te manter ocupado por algum tempo. Achei de bom gosto colocarem este jogo no pacote pois assim quem não conhece essa franquia pode desfrutar de um jogo divertido e que é legal para toda família. Um excelente jogo para jogar para desestressar.


O jogo Returnal, bom esse jogo não sei vai agradar todo mundo. Em uma ambientação mais sombria e futurista, o título é um jogo mais de habilidade do que história, ou seja, é um jogo desafiador. Não tem personagens e oponentes com muita história, diálogos e variedade. Apesar de ter uma história é diferente de um jogo como Elden Ring por exemplo: que é realmente sem dúvidas um jogo de habilidade, mas que tem uma história mais interessante e bem mais profunda na minha opinião. Ou seja, é um jogo que vai te desafiar e não te distrair com a história…. Se você é um jogador hardcore sem dúvidas você vai curtir. Eu gostei de verdade, afinal de contas eu gosto de um jogo desafiador, eu já perdi muitas horas em jogos competitivos e online que nem história tem... Mas cá pra nós, sendo sincero, eu compraria esse jogo? (Não) [Balançar a cabeça dizendo que não em fundo P&B]


Mesmo não sendo os principais jogos do PS5, eu gostei muito do console vir com 2 jogos. Outras empresas de jogos deviam aprender com a Sony e mandar ao menos alguma coisa com seus consoles. Somente edições especiais vem com jogos, na maioria dos casos, já no caso do PS5 atualmente se você for comprar um PS5 Slim este é o pacote principal que já vem com 2 jogos, não tem uma versão sem os jogos, ao menos na distribuição oficial. Tudo bem, como eu disse, não são os jogos com mais prestígio da empresa, mas é melhor que não vir nada, não é mesmo?


Sobre o controle DualSense eu tenho uma opinião sobre ele, há muitas coisas boas e uma coisa que verdadeiramente me incomoda. Bom não preciso nem falar muito das funcionalidades novas, o sensor de posição, vibração háptica, microfone e caixa de som… Isso tudo dá muita imersão na hora de jogar e eu achei fantástico, porém a posição dos direcionais poderia ser igual a do controle Pro do Nintendo Switch e do XBOX. Essa posição dos analógicos me deixa com as mãos cansadas, eu reparei isso enquanto eu jogava Elden Ring no meu PC usando o DualSense, quando a bateria acabou eu peguei meu controle de XBOX Series para jogar. E NOSSA! Que diferença que eu senti, muito conforto, não só pela pegada mas também pela posição dos analógicos. Os analógicos na posição do controle do XBOX dão mais estabilidade na pegada, principalmente em jogos que você usa vários botões e o direcional. Mas tá bom, se você está começando a escrever algo aí sobre isso, eu penso que também talvez seja costume. Em relação ao conforto de controles anteriores do PS4, PS3 e outros mais antigos, sem dúvidas o Dualsense do PS5 é muito mais confortável. A duração da bateria é OK, mas se isso te incomodar você pode comprar controles adicionais ou esta base carregadora que é fantástica!


Por falar em base carregadora, algo que me chamou a atenção é a abundância de acessórios para este console. Em todo lugar eu encontro vários tipos de acessórios, a Sony lançou bastante coisa, alguns são essenciais para quem é cuidadoso, como a base para o console para deixar ele mais estável mas que não é obrigatória e a base carregadora para os controles que não apenas os carrega mas deixa-os seguros no lugar. Outras opções de acessórios são bem divertidas e que vão além do comum, como por exemplo as capas que você pode substituir e trazer um visual novo para seu console, o PS VR2 que traz a realidade virtual (apesar de que não se tem lançado muita coisa para isso) e também 3 tipos de headsets, inclusive intra-auriculares e duas opções de headsets maiores. Em comparação com o XBOX ele tem mais opções de fones de ouvido, eu queria muito uma opção intra-auricular para o XBOX, porém o máximo que consegui achar foi um adaptador bluetooth para o controle (que não funciona o microfone). O legal é que, por exemplo, este fone da HyperX é compatível pelo USB e nem é necessariamente um acessório desenhado pra ele. Aí tem outros acessórios que outros consoles ou o PC tem compatibilidade também, como o volante G29 e teclado e mouse.


Para quem não teve PS4 ou PS5 até então, a assinatura da PS Plus é interessante, traz bastante títulos que são exclusivos e que eu, por exemplo, ainda não joguei. É claro que se tivesse lançamentos mais recentes ou jogos disponíveis assim que saem como é no Game Pass seria ótimo, porém a realidade é outra, então temos que ter paciência. Eu por enquanto vou jogar o que estiver na assinatura, bem é porque tem uma coisa que sempre falam desse console.


Jogos são caros, isso é verdade, mas ao menos temos vários nessas assinaturas, dá para aliviar um pouco, o ruim mesmo é querer jogar lançamentos. R$ 349,00 em um jogo não é barato para a maioria das pessoas. Como eu já estou atrasado mesmo nos lançamentos, eu vou ir jogando os jogos que lançaram a mais tempo mesmo e o que não tiver na assinatura vou tentar pegar a mídia física usada ou algo assim.


É claro que se você joga no PC, você vai ter acesso a boa parte do catálogo da Sony na Steam, porém acredito que o console pode ser interessante para jogar os jogos mais recentes e com a mídia física, depois que o lançamento passar ou você enjoar do jogo você pode vender e recuperar parte do seu dinheiro, algo que não dá pra fazer no PC. E também tem a questão: Você sabe que as produtoras vão se esforçar bem mais para que as coisas funcionem bem no PS5, já que ele é o console mais vendido da atual geração (tirando da conta o Switch que vende muito mais, mas não roda os mesmos jogos). E quando rolou aquele lance do Cyberpunk 2077 que não rodou bem, a Sony devolveu o dinheiro e tirou o jogo da loja enquanto eles não consertavam. Acho que nenhuma produtora vai querer passar por isso de novo.


Olha se você joga no XBOX, talvez o controle e o serviço de assinatura façam falta, mas isso não torna o Playstation irrelevante, é até uma maneira de melhorar os serviços através da concorrência. Há um tempo atrás não imaginaríamos que a PS Plus ofereceria mais jogos em sua assinatura como é agora. Sem dúvidas o Game Pass é um marco na indústria dos games e que agitou todos os concorrentes. Você precisa entender se os exclusivos são realmente uma prioridade para você. Para mim em tanto tempo não fez falta, isso por conta do que eu gosto de jogar: eu prefiro os jogos multiplataforma porque gosto muito de jogos de RPG e de tiro em primeira pessoa o que raramente é o caso dos exclusivos do PlayStation. Eu trocaria os jogos exclusivos do Playstation por Call Of Duty, Red Dead Redemption II e The Outer Worlds no XBOX em um piscar de olhos, mas isso aí é uma questão de preferência pessoal, até por isso que demorei para pegar o PS5.


Em geral eu to bem satisfeito com minha compra. Tenho certeza que ainda vou me divertir muito jogando os jogos exclusivos que ainda não joguei como Bloodbourne e Demon’s Souls e tantos outros como os God Of War, The Last Of Us e mais…


Vamos ver como vai ser e depois de jogar um pouco mais eu posso trazer o meu review depois de um ano usando este console. Mas neste momento eu posso recomendar para vocês, se você quer jogar e se divertir eu acredito que agora é um ótimo momento para comprar seu PS5. Ele tem aparecido em ofertas muito boas com a versão digital saindo tão barato quanto 3 mil reais usando cupons e descontos.


Vou colocar na descrição ofertas e links para este console, certifique-se de conferir hein? E se você quiser apoiar o meu trabalho, seja um membro, é apenas R$ 1,99 por mês. Parece pouco mas se muita gente assinar eu vou ter bem mais orçamento para comprar produtos que eu apresento aqui e manter a independência e imparcialidade do meu conteúdo.


Eu sou o Daniel Melo e esse é o dmeloTV e eu agradeço por ter visto este vídeo, valeu!

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem