Ok. Eu já falei disso por aqui, PC desligando aleatoriamente não é nada legal, é verdadeiramente estressante.
Bom se meu post anterior não te trouxe a solução eu espero que nesse aqui eu consiga te trazer alguma informação nova.
Primeiro é importante fazer a - vamos falar assim - engenharia reversa do problema. Por exemplo, esses desligamentos começaram quando, foi depois de uma atualização de BIOS? A instalação de uma placa nova? Ou até um watercooler que não está dando conta?
Outras coisas que você pode pensar que ai envolveriam o ambiente. A temperatura do ambiente aumentou muito? Será que a tomada está dando conta? Existe algo que está bloqueando o fluxo de ar do gabinete?
Bom eu sei que eu havia mostrado um problema que eu tive com a conexão do PC, porém o problema voltou e voltou a me irritar.
Tentei lembrar de qualquer jeito o que eu fiz que ocasionou este problema. Afinal de contas, esse PC nunca tinha reiniciado desde que eu troquei de gabinete.
Ah! Pensando nisso que eu sempre achei que era algum problema de montagem ou temperatura, coloquei water cooler, fiz de tudo e ainda assim o problema voltava.
Aí eu lembrei de algo muito importante: Eu havia atualizado a BIOS naquela época. Imaginei que era uma BIOS problemática e que uma atualização iria resolver. Atualizei a BIOS novamente, e nada de resolver. Meu problema havia voltado com toda força, que droga.
Então fiz o que eu devia ter feito antes. O que não está quebrado não precisa de solução. Pesquisei no meu histórico de pesquisa quando que eu comprei a placa mãe, e peguei uma BIOS daquela época, assim eu teria certeza que meu processador era suportado e que era a BIOS que não me dava problema.
Fiz o "downgrade" da BIOS e assim eu voltei a ter a estabilidade que tinha antes. Não notei nenhuma perda de compatibilidade e nenhum problema de performace. Tudo funcionando como deveria.
Agora fica uma grande lição para mim, não atualizar o que não precisa de ser atualizado!
Espero ter ajudado pessoas que estão com problema similar.
Obrigado e até o próximo post.
Postar um comentário