Então pessoal, eu achei que esse dia nunca iria chegar.
Sinceramente, eu tenho uma péssima experiência com i3. Absolutamente todos os notebooks que eu usei com esse processador me fizeram raiva, geralmente em situação de trabalho e felizmente temporária.
Porém me chamou muita atenção esse processador, pois ele tem os mesmos specs do core i7 7700 (de 3 anos atrás) com um clock um pouco maior.
Dá pra ver nas páginas de benchmark inclusive que esse processador tem se dado melhor (por pouco né). E também por incrível que pareça melhores FPS em games usando a mesma placa de vídeo (no caso desse vídeo a 2080 TI) https://www.youtube.com/watch?v=BL-RBOuyGkc
Ele ainda faz frente ao meu processador que utilizo em 3 máquinas diferentes no escritório e em casa o i7 8700, perdendo por uma diferença pequena se for comparar as tarefas gerais que se faria com um processador desse.
Tendo em vista a situação de mercado atual, o i3 10100 seria uma ótima recomendação de compra pelo seguinte motivo: diferente de todos os outros processadores comuns (inclusive o i7 7700) das gerações antes da 10 que usam a FCLGA 1151, ele usa a nova tecnologia de socket da Intel a FCLGA 1200, assim a Intel já confirmou que a próxima geração de processadores terá suporte neste mesmo socket.
Sendo assim, em meio a crise atual e alta do dólar, vale a pena investir em um processador desse, porque no ano que vem ou em breve você poderá fazer um upgrade sem ter que trocar sua placa mãe, o que realmente é uma boa economia tendo em vista o preço das placas mãe hoje em dia.
Calma galera da AMD, eu não tenho nada contra, inclusive tenho recomendado também os processadores da AMD durante os últimos meses e principalmente no ano passado, porém tenho uma observação: nos próximos dias a AMD ira mostrar os novos processadores da nova arquitetura Zen 3. Sendo assim, penso que é interessante pensar que após a Zen 3 é bem provável que venha outro tipo de socket, sendo assim, minha relação a AMD seria esperar até mês que vem para fazer uma sugestão.
Se você precisa de um processador agora, aí vale a pena investir no i3 10100, mesmo que a Intel tenha nos decepcionado (e muito) nos últimos anos, lançando a 9 e 10 geração sem muitas novidades e fazendo pouca frente a AMD.
Eu ainda vou usar meu i7 8700 por um bom tempo, mas talvez na minha próxima build por enquanto eu penso que devo investir em um AMD, dependendo muito do que será lançado agora no final do ano.
Normalmente eu fico com o computador por alguns anos, só que com a evolução da minha empresa tenho "vendido" meus setups para a empresa e montado novos para mim. Stonks.
Bom essa é minha recomendação de compra de hoje, se você vai montar um setup agora, procure por esse processador, frequentemente eu tenho visto ele em valores mais baixos que 1000 reais, e também tem placas mãe como a h410 que costumam ser bem baratas e tem valido muito a pena.
Assim você garante muita economia mas o investimento em uma plataforma que será atualizada e que tem bastante chances de upgrade.
E neste caso também não recomendo investir em processadores da Intel que sejam mais velhos que a 10th geração, já que estes já não terão compatibilidade futura.
Espero ter ajudado vocês na decisão de compra e espero ver vocês novamente aqui no blog!
Postar um comentário